Diversas formas de ver a inovação
Qual seria a definição mais apropriada de inovação empresarial?
- “Inovação é adotar novas tecnologias, que aumentam a competitividade da companhia.” (Hamel & Prahalad: Competindo pelo futuro.)
- “Inovar é um processo de alavancar a criatividade, para gerar valor de novas maneiras, através de novos produtos, serviços e negócios.” (Jonasch & Sommerlatte: The Innovation Premium).
- “Inovação é atribuir novas capacidades aos recursos existentes na empresa, gerando riqueza.” (Drucker: Inovação e Espírito Empreendedor)
- “Inovação é um processo estratégico, de reinvenção contínua, do próprio negócio e da criação de novos conceitos de negócios.” (Hamel: Liderando a Revolução.)
- “Inovação é = novas ideias + ações que produzem resultados.” (Ernest Gundling: The 3M Way to Innovation.)
A melhor definição vai depender de qual o autor utilizado como referencial, da obra escolhida ou mesmo do objetivo almejado. Existem inúmeras formas de se definir o que é inovação de acordo com o contexto a que se refiram, e não há como escolher apenas uma como correta.
A inovação empresarial pode ser classificada em sete grupos interseccionáveis:
- Quanto à natureza: Produto, Processo e Negócio.
- Quanto à forma: Tecnológica ou Organizacional.
- Quanto à abrangência: Na empresa, no Mercado ou no Mundo.
- Quanto à intensidade: Incremental, Semi Radical e Radical.
- Quanto ao propósito: Ocasional (serendipity) ou Intencional (sistemática).
- Quanto ao nível de difusão dentro da empresa: Localizada (departamental) ou Sistêmica.
- Quanto ao uso de sistemas, métodos e ferramentas: Empírica ou Sistemática/Metodológica.
Segundo Ernest Gundling, em The 3M Way to Innovation, a inovação pode ser vista como “Novas ideias + ações que produzem resultados”. Neste sentido, a inovação pode ser entendida como o somatório de uma ideia nova, mais a implementação de ações, mais os resultados obtidos. Assim, ela pode ser definida como uma fórmula matemática:
Inovação = ideia + implementação de ações + resultado
Nessa mesma linha, segundo Kim Barnes, “a inovação é o resultado da implantação de uma ideia nova para você, capaz de gerar valor para o seu negócio”.
O valor gerado pode ser expresso de diversas formas, como: valor econômico, valor estratégico, ou outra forma de valor que seja importante para a sua empresa. Ele também é fruto do produto de sua relevância, de sua abrangência e de sua originalidade (singularidade).
Só pode gerar valor uma ideia que tenha alguma relevância, pois quanto mais relevante for a ideia, maior será a probabilidade de se gerar valor com a sua implementação. E por relevância entenda-se o grau de impacto que a ideia é capaz de gerar. Quanto mais impacto gerado, mais relevante é a ideia.
A abrangência, por sua vez, representa a amplitude ou extensão que a implementação da ideia pode atingir. Quanto maior for sua abrangência, maior será o valor que a ideia pode ter.
Pela própria definição de inovação descrita anteriormente a ideia não precisa ser inédita. O fundamental é que seja nova para você. De forma geral, pode-se dizer que quanto maior for o grau de originalidade da ideia, maior a probabilidade dela gerar valor. Para exemplificar basta lembrar que as empresas mais inovadoras definem estratégias e processos voltados para garantir os direitos de propriedade intelectual sobre as inovações geradas por ideias inéditas.
A ORIGINALIDADE/SINGULARIDADE expressa o grau de ineditismo de uma ideia. Uma ideia comum, que muitos já tiveram, tem um baixo potencial de geração de valor. Já uma ideia inédita, que nunca foi pensada antes, tem mais capacidade de gerar valor. Quanto mais original for a ideia, maior é a probabilidade de se gerar valor com sua implantação.
A ABRANGÊNCIA está diretamente ligada ao grau de penetração no mercado, que pode ser obtido quando da implantação da ideia. Quanto maior o mercado, maior o potencial do valor gerado.
A RELEVÂNCIA está associada ao grau de impacto que a ideia pode ter depois de implantada. Uma ideia capaz de resolver um problema simples, geralmente, tem pouca relevância. Porém, uma ideia capaz de resolver um problema complexo terá maior relevância e, portanto, mais potencial de gerar valor.